Exame Ultrassonografia

O exame ultrassonografia é bastante importante na medicina atual e segue sendo uma das melhores maneiras de se auxiliar na identificação de doenças e ocorrências incomuns, por exemplo. Assim, para evitar qualquer surpresa negativa de algo que incomode o(a) paciente.

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, descobrir tudo sobre a ultrassonografia e se inteirar do assunto. Caso tenha alguma dúvida sobre isso, conte com a FETUS. Confira!

Ultrassonografia em Ginecologia

O Exame Ultrassonografia é, indubitavelmente, o mais importante exame de imagem da mulher. 

É através dele que avaliamos toda a região pélvica, incluindo o útero e os ovários, especialmente pela via endovaginal. Obviamente que, quando a mulher ainda não teve a sua primeira relação sexual, apenas fazemos a avaliação através do abdome (Ultrassonografía Pélvica Supra-púbica). 

O ideal, porém, é sempre fazermos o ultrassom pélvico pelas duas vias, a supra-púbica e a endovaginal; pela via supra-púbica, com a bexiga cheia, fazemos uma avaliação panorâmica e observamos se há alguma patologia maior como, por exemplo, um grande mioma ou um cisto de ovário; pela via endovaginal, conseguimos avaliar detalhadamente os órgãos pélvicos – útero e ovários, além das áreas adjacentes.

O Ultrassom Endovaginal, então, assume uma grande relevância na medida em que obtemos imagens de alta qualidade das estruturas pélvicas e conseguimos fazer os diagnósticos com mais precisão. Através dele, podemos detectar a normalidade ou diagnosticar miomas, pólipos, endometriose, adenomiose, cistos e nódulos ovarianos, além de outras patologias. 

Assim, o Ultrassom, com o avanço da tecnologia e com uma maior resolução das imagens obtidas atualmente, associado a um melhor entendimento das patologias que acometem o trato genito-reprodutor feminino, constitui-se em uma ferramenta fundamental e insubstituível na avaliação da mulher.

 

Ultrassonografia da Tireóide e Região Cervical

O Exame Ultrassom da Tireóide serve para a avaliação desta importante glândula do nosso organismo, quando se suspeita ou se quer confirmar o aumento de volume da mesma (Bócio), nas suspeitas de cistos ou nódulos sólidos e na investigação de processos inflamatórios. 

É possível estudar os fluxos da glândula, através do Doppler, e também guiar Punções com Agulha Fina em casos de nódulos suspeitos. 

Além da Tireóide, podemos estudar outras estruturas da região cervical, como as Glândulas Submandibulares, as Glândulas Parótidas e os Gânglios que possam existir,  sendo possível também puncionar tais estruturas quando for indicado.

Ultrassonografia das Mamas

O Exame Ultrassonografia Mamária é um dos métodos diagnósticos mais importantes quando se precisa avaliar as mamas. 

Faz o diagnóstico diferencial entre nodulações palpáveis, confirmando se se trata de um cisto ou um nódulo sólido, ou mesmo  um espessamento focal de tecido mamário; ajuda a Mamografia na elucidação de algumas lesões; é especialmente importante em mulheres com menos de  40 anos, momento em que a Mamografia tem dificuldade de visibilizar certas lesões. 

Também permite guiar biópsias de nódulos sólidos, aspirar cistos, avaliar implantes de silicone, drenar coleções líquidas em casos de mastite.

Histerossonossalpingografia

Aqui há uma inovação. Uma evolução na avaliação das Tubas Uterinas (trompas uterinas). Uma quebra de paradigma.Trata-se de um ultrassom endovaginal  com contraste para avaliação de permeabilidade tubária. 

 Avaliar as trompas uterinas é uma das etapas obrigatórias quando estamos avaliando casos de Infertilidade Conjugal; no entanto, só tínhamos, até muito pouco tempo atrás, apenas um exame capaz de nos revelar a normalidade ou não destas estruturas: a Histerossonossalpingografia, que é um exame radiológico, muito doloroso para a maioria das mulheres.Agora, através da Histerossonossalpingografia, podemos avaliar as trompas uterinas com mínimo ou praticamente nenhum desconforto, utilizando, antes do exame propriamente dito, a técnica de “Sedação Consciente”. 

A “Sedação Consciente” é a inalação de um gás, o Óxido Nitroso, que reduz a ansiedade e a excitação nervosa, reduzindo também o limiar e a percepção de dor. O efeito é extremamente rápido, porém eficaz e, depois do exame, a paciente vai embora, sem nenhum tipo de prejuízo neural, físico, mental.

O exame em si consiste em:

É uma inovação porque gera benefícios para o paciente (avaliação das trompas sem dor). É uma evolução e quebra de paradigma porque temos a resposta de que precisamos sobre as trompas uterinas (permeabilidade tubária) sem depender exclusivamente da histerossalpingografia que, em nossa opinião, deverá ficar para a história.

Ultrassonografia da Parede Abdominal e Região Inguinal

O Exame Ultrassonografia da Parede Abdominal e da Região Inguinal são extremamente úteis para a pesquisa de várias alterações, tais como suspeita de hérnias, diagnóstico de lesões palpáveis, como Endometriomas e Granulomas, avaliação de seromas (líquido inflamatório) pós-cirúrgico e gânglios aumentados (suspeitos).

É realizado com transdutor de alta resolução, específico para partes superficiais e partes moles, o mesmo usado para a avaliação das tireóides, região cervical e mamas, e não precisa de preparo. 

Ultrassonografia em Obstetrícia e Medicina Fetal

Na Moderna Obstetrícia e em Medicina Fetal, o Exame Ultrassom é o “comandante” das condutas a serem adotadas visando sempre o melhor para a gestante e para o seu bebê. 

 É ele que nos informa com precisão sobre a idade gestacional, sobre o número de embriões, sobre a formação e o crescimento fetais, sobre o risco de síndromes e de  pré-eclâmpsia, sobre a normalidade da placenta  e do líquido amniótico, sobre  o risco de prematuridade, sobre a vitalidade fetal e, muitas vezes, sobre o melhor momento para a resolução da gravidez. 

Por ele também se guia quando há necessidade de procedimentos invasivos e algumas cirurgias intra-útero. Por ele se avalia os movimentos respiratórios e do abdome, de mãos e pés, da abertura da boca e dos olhos. E é por ele que se promove precocemente a conexão mais verdadeira que existe: o amor de uma mãe pelo seu filho. 

 

Ultrassonografia em Reprodução Assistida

O Exame Ultrassom é simplesmente uma ferramenta indispensável e insubstituível em todos os tratamentos de Reprodução Assistida, sem o qual não é possível obter os resultados esperados.

Independentemente da complexidade do tratamento, seja na indução da ovulação para relação sexual programada, seja em um ciclo de inseminação intra-uterina ou num ciclo de estimulação ovariana controlada para Fertilização In-Vitro (FIV),  o Ultrassom Endovaginal seriado  é obrigatório para se avaliar adequadamente o crescimento dos folículos e o espessamento da camada interna do útero, o endométrio, até o momento da aplicação de uma medicação que fará com que ocorra uma ovulação de qualidade.

O que muda, nestes três tipos de tratamento, são, além das indicações, os tipos de medicamentos e as suas respectivas doses e, no caso de uma FIV, se haverá uma transferência embrionária a fresco ou o congelamento de embriões.

Por isso, não se trata apenas de medicar com “indutores da ovulação”, é preciso acompanhar o ciclo através do Ultrassom. Só assim, poderemos avaliar se o ciclo está sendo bom ou não, fazer os ajustes de doses necessários, até a provocação artificial de uma ovulação de qualidade, aumentando assim a chance de se obter uma gravidez.  

Por outro lado, também poderemos cancelar um ciclo, caso ocorra a possibilidade de uma Síndrome chamada de “Síndrome de Hiperestímulo Ovariano”, em casos de risco de Gemelaridade (trigemelar, quadrigemelar), ou quando não ocorre o desenvolvimento de pelo menos um folículo de qualidade ou quando o endométrio não espessa adequadamente. Tudo isso quem nos diz é o Ultrassom.

Portanto, não existe reprodução assistida sem ultrassom.

Ultrassonografia do Abdome Total

O Exame Ultrassom do Abdome Total é o exame que avalia diversos órgãos do Abdome, em um único momento, de forma sequencial. Neste exame, avaliamos o fígado, os vasos hepáticos, a vesícula biliar, o pâncreas, os rins, o baço, os grandes vasos sanguíneos, a bexiga, a próstata (nos homens) e a região pélvica (nas mulheres).

É de suma importância na avaliação de dores agudas, em que é possível diagnosticar várias patologias, tais como: cálculos na vesícula biliar e nos rins, apendicite aguda, cistos, nódulos, rotura de estruturas, intussuscepção intestinal, diverticulite, dentre outras.

Também é importante numa avaliação de checkup, pois muitas vezes detectamos algumas alterações em fase inicial, antes que haja algum sinal ou sintoma.

Habitualmente, fazemos o exame com o(a) paciente em jejum e com a bexiga cheia, podendo ser necessário complementar o exame com a bexiga vazia e, no caso das mulheres, pela via endovaginal.

Ultrassonografia dos Rins e Vias Urinárias

É o Exame Ultrassom que avalia o Sistema Urinário e suas diversas alterações. 

Habitualmente é solicitado em investigação de dor abdominal e nos flancos, quando se suspeita de cálculos (pedras) renais. Mas também se presta para avaliação dos tamanhos dos rins, da sua vascularização, se há dilatação das suas cavidades, cistos ou nódulos e em avaliação de processos infecciosos e inflamatórios.

Ainda avalia os ureteres, principalmente quando estão dilatados, desde a sua porção proximal até a sua inserção na bexiga, que também é avaliada pela espessura das suas paredes e o aspecto do seu conteúdo.

Ultrassonografia Endovaginal para Mapeamento de Endometriose Profunda

A Endometriose é uma doença crônica que pode levar a um grande prejuízo da qualidade de vida da mulher se não diagnosticada e tratada em seus estágios iniciais, em função da dor que pode provocar e, também, da interferência na fertilidade natural.  Por isso, ter um diagnóstico precoce e preciso é fundamental para um tratamento adequado.

Caracteriza-se pela presença de tecido endometrial fora do útero, podendo atingir o músculo do próprio útero, os ovários, o intestino, a bexiga, o reto, os ligamentos uterinos, além de outros órgãos e estruturas.

Assim, o Mapeamento de Endometriose Profunda é uma técnica de Ultrassom especializada, diferente  da ultrassonografia pélvica tradicional, onde se realiza uma varredura de estruturas pélvicas e abdominais, além do útero e dos ovários, incluindo uma avaliação dinâmica e de sensibilidade local, proporcionando um diagnóstico acurado e que será a base para um tratamento exitoso.

Ainda, utilizamos um preparo intestinal prévio, com laxantes, para uma melhor avaliação de possíveis lesões.

Sign up to On-line Consultation:

Pellentesque non dignissim metus. Fusce vitae ex turpis. Pellentesque auctor vulputate

Morbi gravida volutpat tempor. Duis velit ex, dapibus id arcu vitae, tincidunt suscipit lorem. Phasellus consectetur a metus at vehicula. Suspendisse dictum

-20%

World Leader in Vaccination for Life!

Mauris ut hendrerit diam. Sed eget blandit purus. Quisque dignissim non nisl aliquam faucibus

Get Discount Coupon Here
Infectious Disease Physician

Proin lacinia, est lobortis iaculis pulvinar, sapien erat rhoncus nisi, sed elementum risus urna non quam. Sed eu erat vulputate, euismod sem a, tristique sapien. Aliquam sagittis iaculis diam, vitae hendrerit lorem vulputate eleifend