O que é Infertilidade Conjugal?

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
O que é Infertilidade Conjugal?

O QUE É INFERTILIDADE CONJUGAL? CONCEITOS INICIAIS E FUNDAMENTAIS.

A Infertilidade Conjugal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é quando o casal, após 01 ano de relações sexuais frequentes, sem uso de nenhum anticoncepcional, não consegue a tão sonhada gestação. Este conceito, porém, é válido para mulheres abaixo dos 35 anos; após esta idade, considera-se Infertilidade quando o casal passa 06 meses tentando e a gravidez não ocorre. Ou seja:

Mulher abaixo de 35 anos

Tentando engravidar há mais de um ano?

Não conseguiu? Infertilidade Confirmada.

Mulher acima de 35 anos

Tentando engravidar há mais de 06 meses?

Não conseguiu? Infertilidade Confirmada.

POR QUE SE FALA “INFERTILIDADE CONJUGAL”, E NÃO “INFERTILIDADE FEMININA OU MASCULINA”?

É importante compreender que a Infertilidade é resultado de um funcionamento anormal do sistema reprodutor feminino e/ou masculino.

Ou seja, o problema pode estar somente na mulher (40% dos casos), somente no homem (40% dos casos), nos dois ao mesmo tempo (10% dos casos), e sem uma causa definida (infertilidade sem causa aparente) em 10% dos casos.

Assim, até a definição do diagnóstico da causa da infertilidade, é fundamental a avaliação do homem e da mulher em conjunto (Infertilidade Conjugal). Até porque o casal precisa estar unido, um apoiando o outro, tanto na fase de diagnóstico quanto na fase de tratamento.

A INFERTILIDADE É UMA DOENÇA? QUANTOS CASAIS TÊM INFERTILIDADE?

Sim, a Infertilidade é considerada uma doença e um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), afetando cerca de 15 a 20% da população em idade reprodutiva. Assim, a cada 08 casais, 01 tem infertilidade, o que é preocupante, em função de ser um número elevado de pessoas com o problema e pelas repercussões biológicas e psicológicas que surgem para estes casais.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, basta observarmos os números: segundo a OMS, há cerca de 50 a 80 milhões de casais com infertilidade no mundo, e, somente no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), há cerca de 8 milhões de casais inférteis.

Por tudo isso, é preciso ficar atento aos conceitos e dados, para não se perder muito tempo na busca por ajuda. Há casais que passam 5, 10, 15 anos esperando uma gravidez espontânea e acabam perdendo muito tempo para um diagnóstico e um tratamento eficazes.

Últimos artigos

Sign up to On-line Consultation:

Pellentesque non dignissim metus. Fusce vitae ex turpis. Pellentesque auctor vulputate

Morbi gravida volutpat tempor. Duis velit ex, dapibus id arcu vitae, tincidunt suscipit lorem. Phasellus consectetur a metus at vehicula. Suspendisse dictum

-20%

World Leader in Vaccination for Life!

Mauris ut hendrerit diam. Sed eget blandit purus. Quisque dignissim non nisl aliquam faucibus

Get Discount Coupon Here
Infectious Disease Physician

Proin lacinia, est lobortis iaculis pulvinar, sapien erat rhoncus nisi, sed elementum risus urna non quam. Sed eu erat vulputate, euismod sem a, tristique sapien. Aliquam sagittis iaculis diam, vitae hendrerit lorem vulputate eleifend