Reprodução Assistida

A reprodução assistida é a especialidade médica que ajuda os casais a realizar o sonho de ter um filho.

Avaliação clínica do casal infértil

O primeiro passo para entender o casal que está com dificuldades de engravidar é a realização de uma consulta, de uma conversa, onde buscaremos, através de perguntas dirigidas, tentar entender onde está o problema.

Este bate-papo é, tecnicamente, chamado de Anamnese. A partir desta conversa, obteremos várias informações importantes, tais como: a idade da mulher e do companheiro, o tempo de infertilidade, uso de medicamentos, cirurgias prévias, padrão dos ciclos menstruais, doenças crônicas, além de outras que nos ajudará a pensar em prováveis causas e nos direcionará para a realização de exames diagnósticos.

Importante entender que cada caso é um caso, ou seja, devemos individualizar cada situação e propor exames e tratamentos adequados, personalizados para cada casal, visando o melhor resultado: a gravidez.

Exame Ginecológico

Antes de realizarmos o Ultrassom Endovaginal de investigação inicial da causa da infertilidade, realizamos um exame ginecológico completo.

Trata-se de um exame de grande importância, em que avaliamos a presença ou não de alterações vaginais, tais como corrimentos e lesões de suas paredes, além de avaliarmos as características do colo uterino, em busca de um processo inflamatório, pólipo ou lesão suspeita.

A partir do exame ginecológico, solicitamos exames para a complementação da avaliação do “perfil vaginal”, em busca de possíveis bactérias que possam também gerar processo inflamatório nas trompas, tais como Chlamydia trachomatis, Gonococo e Micoplasma.

E, complementando, solicitamos Citologia Oncótica para rastreio de CA de Colo Uterino (caso não esteja atualizada), Cultura de Secreção Vaginal para pesquisa de outras bactérias e fungos, além de Colposcopia, se houver necessidade.

Ultrassonografia endovaginal na fase de investigaçao da infertilidade

Não existe Reprodução Assistida sem Ultrassonografia Endovaginal. Simples assim.

A Ultrassonografia Endovaginal, na fase de investigação da infertilidade, tem uma enorme relevância, pois será através dela que avaliaremos toda a região pélvica, em busca de alterações que possam estar relacionadas com a dificuldade para engravidar.

Assim, é possível avaliar o útero e ovários em sua totalidade, momento em que poderemos definir a normalidade da região pélvica ou encontrarmos diversas alterações, tais como mioma uterino, pólipo endocervical ou endometrial, cistos ovarianos, sinais de endometriose, adenomiose, aderências pélvicas, alterações da ovulação, entre outras.

Portanto, podemos afirmar que a Ultrassonografia Endovaginal é o primeiro exame de investigação da infertilidade, uma vez que a realizamos momentos depois da conversa inicial com o casal (Anamnese), durante a primeira consulta. É o exame de base que nos direciona para as diversas condutas pertinentes, tornando-se imprescindível e insubstituível em Reprodução Assistida.

Diagnóstico da causa da infertilidade

Após a avaliação clínica (Anamnese), partimos para os exames diagnósticos em busca da causa da infertilidade.

Consideramos que há alguns exames básicos e obrigatórios para todos os casais: Ultrassonografia Endovaginal, Espermograma e Avaliação das trompas; sem esses exames, não há como definirmos um diagnóstico preciso e, portanto, ficará prejudicada a escolha do melhor tratamento.

Além desses exames, pode ser que seja necessário ampliar a investigação através de outros exames, tais como exames hormonais (por exemplo, FSH, Hormônio Anti-Mulleriano, TSH, Prolactina, Testosterona etc.), exames radiológicos, como por exemplo, Ressonância Nuclear Magnética, e exames por Endoscopia Ginecológica, tais como Histeroscopia e Videolaparoscopia.

Assim, o casal será avaliado de forma personalizada, para que possamos solicitar apenas os exames que serão importantes para cada caso, evitando a solicitação de exames e gastos desnecessários.

Ultrassonografia endovaginal com contraste para avaliação da permeabilidade tubária (Histerossonossalpingografia)

Espermograma

Em cerca de 35 a 40% dos casos de Infertilidade Conjugal, a causa é masculina.

Portanto, o Espermograma é um exame obrigatório na pesquisa de infertilidade conjugal, e a sua realização independe do homem ter filhos ou não.

Embora possamos supor que o Espermograma de quem já tem filhos seja normal, precisamos “atualizar” o exame, para termos segurança desta normalidade e seguir em frente no tratamento. Até porque, muitas vezes, há referência de filhos anteriores com 5, 10, 15 anos e, de lá pra cá, pode ter ocorrido alguma situação que interferiu na normalidade dos espermatozóides.

A maioria dos homens reclama do constrangimento que o exame proporciona. Porém, não há outra forma de avaliar a normalidade do espermatozóide, se não pelo Espermograma.

Para não esquecermos, a gravidez ocorre pelo encontro de um espermatozóide com um óvulo. Assim, não há como “dispensar” este exame. O homem precisa entender que o exame faz parte do processo de investigação da infertilidade e precisa encarar da melhor forma possível, entendendo que, assim, estará contribuindo para um resultado exitoso.

Indução da ovulação para relaçao sexual programada

A Indução da Ovulação é o aspecto mais importante de qualquer técnica de Reprodução Assistida.

No caso da indução para Relação Sexual Programada, significa estimular os ovários, com medicamentos, para que ocorra uma ovulação de qualidade e orientar as relações sexuais em horários próximos à ovulação. Assim, aumentamos as chances de ocorrer uma gravidez.

Habitualmente, prescrevemos indutores da ovulação, isoladamente ou combinados, durante a primeira fase do ciclo menstrual, até a deflagração desta, também com medicamento específico.

Então, orientamos duas ou três relações prévias à ovulação e fazemos uma avaliação logo em seguida, por Ultrassom, para confirmar a qualidade dela.

Confirmando a qualidade da ovulação, pela visibilização de uma estrutura no ovário chamada “corpo lúteo”, prescrevemos algumas medicações e solicitamos um B-HCG em 15 dias.

Estimulação ovariana controlada para inseminação intra-uterina e fertilização In Vitro

A estimulação ovariana controlada consiste no uso de medicamentos chamados “Indutores da Ovulação”, que podem ser via oral ou injetáveis, ou a associação de ambos, para a obtenção de óvulos de boa qualidade no momento da Inseminação Intra-Uterina ou da Fertilização In-vitro.

E o controle do crescimento dos folículos se dá, obrigatoriamente, pela realização de Ultrassonografia endovaginal seriada, que nos orienta sobre o tamanho e o número dos mesmos, para que possamos, muitas vezes, fazer ajustes de dose dos medicamentos.

Através do Ultrassom, também avaliamos a espessura do endométrio e o risco de Hiperestimulação Ovariana, que é uma complicação de tratamentos de indução da ovulação que deve ser evitada.

Assim, a Estimulação Ovariana Controlada segue os seguintes passos: Ultrassom endovaginal no início do tratamento + uso de medicamentos + Ultrassonografia Seriada + Deflagração da ovulação (também com medicamento) + inseminação Intra-uterina ou Fertilização In-vitro.

Processamento seminal terapêutico

O Processamento Seminal Terapêutico é assim chamado porque é feito no dia da realização da Inseminação Intra-Uterina, onde após a sua realização, os espermatozoides selecionados são colocados (inseminados) dentro do útero da sua companheira, no momento da ovulação.

Desta forma, aumenta-se a chance de ocorrer uma gravidez.

Inseminação intra-uterina

A Inseminação Intra-Uterina é um tratamento que tem como objetivo aumentar a chance de gravidez através da capacitação do sêmen, obtendo-se um maior número de espermatozóides móveis que serão depositados diretamente na cavidade uterina.

Assim, associando a indução da ovulação, no momento próximo à ovulação, ocorre a inseminação do sêmen na cavidade uterina para que os espermatozóides sigam em direção ao óvulo e promovam a fecundação.

Portanto, em um ciclo de Inseminação Intra-Uterina, fazemos indução da ovulação para a obtenção de folículos de qualidade, é feita a deflagração depois da ovulação, quando pelo menos um folículo atinge 18 a 20 mm, e programamos a Inseminação para cerca de 35 a 36 horas depois.

Fertilização In Vitro

A Fertilização In-Vitro é considerada um tratamento de alta complexidade, consistindo na fertilização realizada em laboratório, onde os gametas (óvulos e espermatozóides) são manipulados e unidos com o intuito de formar embriões.

O que a Fertilização In-vitro faz, na verdade, é realizar, no laboratório (in vitro), apenas uma das etapas da concepção. Após a implantação intra uterina do embrião (ou dos embriões), a evolução ocorre naturalmente.

Atualmente, estima-se que mais de 7 milhões de crianças tenham nascido por meio dessa técnica. Portanto, trata-se de uma revolução no tratamento da infertilidade conjugal, oferecendo a muitos casais, que até então não conseguiam conceber, a possibilidade de ter filhos. É a Técnica “Mãe” de todas as outras, as quais são consideradas variantes: Congelamento de óvulos e embriões, doação de óvulos, útero de substituição, entre outras.

Sign up to On-line Consultation:

Pellentesque non dignissim metus. Fusce vitae ex turpis. Pellentesque auctor vulputate

Morbi gravida volutpat tempor. Duis velit ex, dapibus id arcu vitae, tincidunt suscipit lorem. Phasellus consectetur a metus at vehicula. Suspendisse dictum

World Leader in Vaccination for Life!

Mauris ut hendrerit diam. Sed eget blandit purus. Quisque dignissim non nisl aliquam faucibus

Get Discount Coupon Here
Infectious Disease Physician

Proin lacinia, est lobortis iaculis pulvinar, sapien erat rhoncus nisi, sed elementum risus urna non quam. Sed eu erat vulputate, euismod sem a, tristique sapien. Aliquam sagittis iaculis diam, vitae hendrerit lorem vulputate eleifend